Rafaella Junqueira Merli 8º ano B 23/03/12
Prova do livro Literário Livro: Morro dos Ventos Uivantes
Homem adotado arruina a vida de sua família adotiva
O proprietário da fazenda “Morro dos Ventos Uivantes”, que fica em um Londres, fez uma viagem e trouxe consigo um bebê que tinha achado abandonado e achava que era um pequeno presente de Deus. Ao chegar em casa, sua família pensou que ele era um cigano, mas acabou aceitando-o na família e derem-lhe o nome de Heathcliff.
O garoto cresceu ao lado de Catherine, por quem acabou se dando muito bem, e
com Hindley, o mais novo da casa, mas com esse não se deu muito bem pois o garoto tinha ciúmes do amor que sei pai, Earnshaw, sentia por Heathcliff seu filho adotivo.
Todos eles cresceram e envelheceram e Catherine Earnshaw e Heathcliff acabaram ficando inseparáveis. Mas Hindley brigava muito com seu irmão postiço e por tal motivo seu pai acabou mandando para outra cidade, para evitar mais discórdias entre os garotos.
Com a passagem dos anos, Earnshaw acabou morrendo, deixando todos os seus bens para seu filho de sangue, que após esse acontecimento volta a morar no Morro dos Ventos Uivantes, mas dessa vez com uma esposa. Agora que Hindley era dono de toda a fazenda e não tinha mais o pai para proteger Heahtclff, colocou-o para trabalhar na fazenda com os trabalhos duros, vingando-se de tudo o que tinha feito por ele.
Catherine que era amiga de Edgar Linton e Isabella Linton que moravam na fazenda vizinha, a Granja dos Tordos, acabou deixando o primeiro apaixonado por ela.
Por conta das maldades que Hindley fazia para Heathclff ele acabou ficando bruto e melancólico e seu patrão acabou se transformando em seu pior inimigo.
Edgar acabau pedindo a mão de Catherine antes de Heatcliff e a garota, por mais que gostasse muito de Edgar seu coração pertencia a Heatcliff, mas mesmo assim acabou aceitando o pedido dele em casamento, pois era rico e poderia dar um futuro melhor a ela do que Heatcliff. Então ele fica transtornado e com muita raiva de Linton e de Catherine por sua ingratidão.
Após casada, a garota deixou o Morro dos Ventos Uivantes e foi morar na Granja dos Tordos com seu marido, e junto com ela levou para lá sua governanta Ellen Dean. Heatcliff ia sempre visitar Catherine em sua nova casa e por lá sempre encontrava com Isabella Linton, que também morava na casa. Essas visitas acabaram deixando Edgar irritado e Isabella apaixonada por ele.
Ao descobrir sobre a paixão que Isabella sentia por Heathcliff, Linton disse a irmã que se ela se envolvesse com ele deixaria de ser considerada sua irmã e que não iria querer vê-la nunca mais. Quando o próprio Heathcliff ficou sabendo pelo amor de Isabella por ele, não deu a menor atenção a isso porque além de ainda gostar de Catherine não sentia a menor atração pela garota e jamais se envolveria com uma Linton. Mas depois de pensar no assunto chegou a ideia de que se casar com Isabella deixaria Edgar com muita raiva, e achou que era uma ótima maneira de se vingar dele.
Feito isso, ele e Isabella se mudaram para outra cidade.
No Morro dos Ventos Uivantes morava, agora morava Hindley e seu filho que acabara de nascer, Hareton Earnshaw, e a esposa dele havia morrido após um parto defícil. E alguns anos depois Hindley morreu também.
Após um certo tempo, Heatcliff e sua esposa voltam para o Morro dos Ventos Uivantes e foram morar junto com Hareton.
Isabella estava triste e indignada pela forma que seu marido a tratava, ela o detestava e viveu anos de tortura nas mãos de Heathcliff. A menina mandava cartas a Ellen, que era sua antiga governanta, contando a ela a forma que seu marido a tratava e pedindo ajuda, já que não podia mais voltar a morar com seu irmão na Granja dos Tordos.
Após um tempo morando no Morro dos Ventos Uivantes Isabella foge da casa grávida e vai morar em outra cidade.
Durante esse tempo, Catherine que mesmo sendo casada e amada por Edgar tinha Heathcliff voltando a manter contato e tentando se aproximar mais dela. Por conta disso, surgi várias brigas entre os dois que eram apaixonados por ela e com isso ela acaba se estressando muito e adoece, pois fica debilitada mentalmente e fisicamente. Ela acaba engravidando de Edgar , mas por estar doente sofria muito com isso.
Chegado o dia do parto, ela dá a luz a uma linda menina a qual deram o nome de Catherine Linton, mas sua mãe, Catherine Earnshaw acaba falecendo após o parto. Tanto Edgar como Heatcliff ficam frustrados.
A menina já era criança quando seu pai foi informado da morte de sua irmã e do filho que ela deixara,então faz uma vigem para buscar o menino que se chamava Linton e levá-lo para sua casa, afinal ele seria seu herdeiro porque não possuía nenhum filho menino.
Quando chegou em casa, Catherine ficou muito feliz de agora ter um novo primo que iria morar com ela. Mas infelizmente não foi isso que aconteceu, pois Heathcliff exigiu que seu filho fosse criado por ele na sua casa.
Ambas as crianças cresceram, tanto Catherine e Linton como Hareton. Um dia por motivos aleatórios, a garota acabou indo até o Morro dos Ventos Uivantes e conheceu seus primos.
Depois de ver a garota muito bonita como sua mãe, Heatcliff decide que seu filho Linton deve se casar com ela para garantir que todas as terras e a fazenda de Edgar se tornem seu de filho e respectivamente, dele.
Ela acaba se envolvendo com Linton, mas nada muito forte ou significativo, apenas escreviam cartas um para o outro, mas isso logo acabou quando Edgar descobriu.
Após algum tempo, Catherine foi informada de que linton estava muito doente e sentia sua falta. A partir de então, ela começou a ir visitá-lo todos os dias, mas não podia demorar muito, pois seu pai também estava doente.
Em suas visitas ao Morro dos Ventos Uivantes ela nem sempre foi tratada bem por Linton, que por mais que ela cuidasse dele era desprezada. Durante os dias que se passaram ela só via a doença de Linton e de seu pai piorarem e agora ela não podia mais visitar seu primo, pois seu pai proibira.
Algumas semanas depois o pai de Cathy estava muito mal, quase morrendo. E a menina e sua governanta, Ellen, foram dar uma volta pela relva que havia entre a Granja dos Tordos e o Morro dos Ventos Uivantes. Durante o passeio encontraram Linton deitado no chão entre os arbustos e as árvores ao lado de Heathcliff que estava em pé ao seu lado. Os dois simularam um cena onde o mais novo passava muito mal. As duas mulheres acreditaram e acabaram entrando na fazenda de Heatcliff para ajudar Linton. Lá, os dois trancaram-nas em um quarto e disseram que Cathy era obrigada a se casar com Linton. Ela concordou, mas mesmo assim elas ficaram trancadas no quarto sem notícias do pai de Catherine por uns quatro dias.
Depois disso, ela foi visitar o pai que ainda estava vivo, mas alguns dias depois ele faleceu, deixando todas suas propriedades para Linton e Heatcliff. A garota passou a morar junto com Linton na fazenda de Heathcliff. Seu marido também não durou muito tempo depois do casamento. Assim, restavam apenas Heatcliff, Cathy e Hareton.
Alguns anos depois, Heathcliff faleceu no quarto onde Catherine Earnshaw dormia. Ele estava deitado no chão embaixo da janela que estava toda aberta e deixara todo molhado por conta da chuva que tinha dado de madrugada.
Depois da morte de Heatcliff tudo melhorou. Cathy pode conhecer melhor Hareton e casar-se com ele por livre e espontânea vontade. Ela também tinha as duas fazendas em seu nome.
Desde a morte de Heathcliff muitas pessoas garantem ver um casal vagando envolta do Morro dos Ventos Uivantes , julgando ser Catherine Earnshaw e Heathcliff.
